Drops jurídico: Nove tendências previstas para o setor automotivo em 2022
- Daniele Namorato
- 29 de mar. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 4 de abr. de 2022

Diversos fatos transformaram o mercado automotivo no ano de 2021, tais como a crise de insumos, as exigências de distanciamento social impostas pela pandemia, a redução na produção de inúmeras montadoras além do aumento no valor dos veículos.
Para 2022, os estudiosos esperam por novos rumos de uma maneira mais ágil levando em consideração a nova mentalidade dos clientes aliada às consequências da pandemia. Confira nove tendências aguardadas para esse ano:
1. Proconve L7
No dia 01º de Janeiro passou a vigorar o novo programa de emissão de poluentes chamado Proconve L7 que é considerado um marco para o setor automotivo. De acordo com o diretor da Divisão de Veículos Honda Shori/Grupo Pianna, Giovanni Lamborghini, o programa provocará bastante impacto na linha de produção das fábricas, sobretudo em razão da necessidade de adaptação de alguns veículos. Por conta do Proconve L7 é esperado que haja uma diminuição no volume fabricado bem como uma pausa na produção de diversos modelos.
2. Crise de insumos
A ausência de insumos vem sendo um problema recorrente que já causou a cessação das montagens em 2021 e deve permanecer em 2022. Os especialistas preveem que a situação seja normalizada somente no ano de 2023. Dessa forma, é esperado que ocorra a demora no lançamento de alguns modelos além do preço mais elevado. Giovanni alega que o mercado automotivo apresenta fragilidades que devem ser consideradas e não se fundamentam apenas na falta de insumos. Segundo o diretor “Além de insumos de produção, as operações de logísticas ainda estão muito conturbadas, faltam contêineres para transporte, falta vaga em portos para os navios atracarem.
3. Setor de seminovos
No ano de 2021, tivemos um grande aumento no valor dos veículos seminovos que alcançou aproximadamente 17% no mês de Novembro. Com isso, o mercado de seminovos passou a atrair a atenção dos consumidores e acredita-se que tais veículos serão o principal produto de diversas concessionarias.
4. Destaque para os SUVs
Os SUVs se tornaram um veiculo renomado no Brasil fazendo com que diversas montadoras produzam o seu próprio utilitário esportivo. De acordo com a Febabrave, tais modelos representam cerca de 42,9% dos carros emplacados. Portanto, é aguardado que o mercado seja liderado pelos SUV’s através de lançamentos e versões atualizadas para a categoria.
5. Maior tecnologia
Os avanços tecnológicos permanecem sendo fundamentais para os automóveis na atualidade. Desse modo, os veículos mais comuns deixarão de ser uma opção para o cliente que busca por tecnologia e conectividade.
6. Mercado de luxo
Com a pandemia, tivemos o crescimento na venda dos veículos de luxo tendo em vista que os consumidores têm buscado por exclusividade de modelos e marcas de maior qualidade. Segundo o empresário Rodrigo Lima, “O mercado de luxo é um nicho de caráter especial. Não é a necessidade que esse tipo de consumidor procura, ele quer benefícios como status, recompensa, realização e valor”.
7. Carros elétricos
Assim como em 2021, a eletrificação de carros continua sendo uma grande tendência para esse ano. Diversas montadoras estarão investindo no setor e lançando modelos próprios. A previsão é que esse tipo de combustível seja o mais usado trazendo maior funcionalidade e comodidade para os usuários.
Confira nosso drops jurídico acerca do tema:
8. Elevação dos preços
Em decorrência da ausência de insumos e da exigência mais acentuada do cliente, o valor dos veículos sofreu um grande aumento. De acordo com o consultor Gabriel de Oliveira “a expectativa é que os preços continuem subindo ainda no primeiro semestre deste ano e devem se estabilizar no segundo trimestre.”.
9. Carros populares
Levando em consideração a diminuição nas vendas dos carros populares, tivemos o encerramento da produção de veículos como o Gol da Vokswagen e o Uno da Fiat. Gabriel acredita que o nível de exigência do cliente tem resultado em automóveis mais estruturados e, portanto mais caros.
Leia mais no site da A Gazeta: https://www.agazeta.com.br/motor/9-tendencias-esperadas-para-o-mercado-automotivo-em-2022-0122
Um texto de Daniele Namorato
Comments